terça-feira, 2 de outubro de 2007

Record x Globo

Record volta a atacar Globo e compara "monopólio" ao câncer - da Folha Online

A Record cumpre à risca o que determinou o bispo Edir Macedo, dono da emissora e fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. Na noite desta segunda-feira (1º), foi dada mais uma "cutucada no fígado" da Globo, na forma da leitura de um editorial durante o "Jornal da Record". Em nota (leia íntegra), a Globo rebateu as acusações, classificando o editorial como "ataque leviano" e "calúnias requentadas".

O texto da Record, lido pelo apresentador Celso Freitas, começa fazendo referência a uma nota publicada pelo blog de Josias de Souza na Folha Online, que informou no último sábado (29) que o diretor de relações institucionais da Rede Globo, Evandro Guimarães, tentou impedir em Brasília a inauguração do canal Record News.

"Afinal, por que a Rede Globo teme tanto a Record News?", questiona a nota, enumerando, em seguida, as supostas razões. A primeira seria porque o Globo News, por ser um canal pago, se sentiria ameaçado com a perda de assinantes. A segunda, o temor da concorrência de um outro canal fornecendo notícias de "melhor qualidade". E o terceiro o medo da perda do "monopólio".

"Só podemos extrair algo bom dessa atitude vergonhosa da Rede Globo: é a certeza que o país mudou", diz o editorial, lembrando ainda um episódio da década de 60, no qual a Rede Globo teria falsificado documentos. "O monopólio da informação é um câncer para o Brasil", encerra a nota.

Na quinta-feira passada, na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador de São Paulo, José Serra (PSDB) e outras autoridades, Edir Macedo atacou a Globo durante seu discurso na cerimônia que marcou o início das transmissões do canal de notícias Record News.

"Fígado"

Lula e Edir Macedo durante o programa de inauguração do canal Record News, em SP
"Nós fomos injustiçados por muitos anos por um grupo de comunicação que tinha e mantém o monopólio da notícia no Brasil. Daí nosso desejo de dar um fim a esse monopólio", afirmou Macedo, em uma referência indireta à emissora carioca. Logo em seguida, em entrevista exclusiva à Folha Online, Edir Macedo afirmou que iria "cutucar o fígado" da concorrente até ela cair.

Esta é mais uma batalha da guerra travada entre Record e Globo. As duas empresas estão batendo de frente pelo fato de a Record News concorrer com a Globo News. A Record News herdou a freqüencia da Rede Mulher e entrou sem pedir licença na operadora Net. Ligada à Globo, a Net ameaçou não distribuir o canal. A Record, por sua vez, ameaçou ir à Justiça. As duas se reuniram e abriram negociações. Ficou decidido que a Net manteria o canal durante um mês, enquanto essas negociações durassem.

Globo rebate ataque da Record; leia íntegra da nota - da Folha Online

A Central Globo de Comunicação rebateu, na noite desta segunda-feira (1º), os ataques do editorial lido no "Jornal da Record". A emissora carioca chamou de "calúnias requentadas" as acusações feitas por sua concorrente.
Leia a íntegra da nota da Globo:
"O público que assistiu hoje à noite à Rede Record foi desrespeitado pelo uso de suposto espaço jornalístico para a defesa de interesses particulares e inconfessáveis.

As denúncias ali apresentadas são calúnias requentadas; todas já desmoralizadas pela Justiça. Assim como são fantasiosas as alegadas articulações para coibir os negócios da Record.

Os poderes constituídos da República têm isenção e independência para agirem por livre iniciativa.

A TV Globo valoriza a concorrência porque ela reforça nossa filosofia de sempre aprimorar o nosso trabalho.

Também, quanto maior é a competição, mais valiosos são os resultados de audiência, que evidenciam a ampla preferência do público pela nossa programação.

Neste caso, estamos apenas acompanhando a interpretação da legislação para avaliar nossas opções no futuro.

Esse ataque leviano não chega a ser surpreendente: é de se esperar que um grupo que lucra pela manipulação da fé religiosa queira também manipular a opinião pública, chamando de monopólio a escolha democrática dos brasileiros."

---------------------------------------------------------------
COMENTÁRIOS LAÍSSÍSTIKOS: A semelhança com 2 crianças de 5 anos brigando é simplesmente mera coincidência, viu? huahauhauhaa... Quem aguenta essa briguinha? Cada hora um levanta argumentos diferentes pra atacar o outro, anúncios no Meio e Mensagem com troca de farpinhas e números de audiência... Daqui a pouco vão colocar o coitado do IBOPE em desconfiança... Cada minuto é encontrado um número diferente para alavancar certos argumentos... Afinal, qual número é correto? O da Record, o do SBT ou o da Globo? Estaria o IBOPE errado em algum momento?

Hauhauahuahuah...

Outra - Quem a Globo pensa que é pra dizer de manipulação de informação E da fé religiosa? Por acaso não se lembram das pesquisas forjadas durante eleições, fazendo "bonito" pra certos políticos? Não se lembram da exaltação em cima do Fernando Collor? A Globo tira e põe quem ela bem entender no poder... Isso não é manipulação de informação? Não se lembram tb que grande parte da receita global vem do catolicismo. Quando houve o crescimento da Globo, a maioria brasileira era católica... Só pq hoje esses números cresceram para o lado evangélico? Coitadinha da Globo...

Pra quem quiser entender um pouco mais do MONOPOLIO/CANCER brasileiro, eis um documentário feito pela BBC de Londres em 1993 que foi CENSURADO aqui no Brasil sobre as articulacoes polúticas da Globo desde o tempo da ditadura militar. PQ? Tirem suas próprias conclusões:
Muito Além do Cidadão Kane, parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=JA9bPyd1RKQ
Muito Além do Cidadão Kane, parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=m0m1rmi-Ooc
Muito Além do Cidadão Kane, parte 3
http://www.youtube.com/watch?v=mERhb-SDnMo
Muito Além do Cidadão Kane, parte 4
http://www.youtube.com/watch?v=pAfAkTFs7wI

Vai entender, só sei que nada sei... só sei que foi assim... hehe...

Só sei tb, que se eu for no MaxiMídia (que começa hoje), terei de ir com colete a prova de balas ao passar em frente ao Stand da Globo! huahauhauha...

Hasta Luego!

2 comentários:

Luana disse...

Por isso que nem televisão eu assisto!! De vez em quando eu até arrisco a ver algumas séries e filmes na tv a cabo... Mas tv aberta?! Jamé!!!

Te amo, meu bem!!

Beijinhos

Anônimo disse...

É um assunto complicado não? Sei dizer uma coisa: nunca gostei da Globo. Nunquinha. Posso estar errada, mas eles não são nem de longe modelo para ser imitado. Blérgh!

Agora, que o negócio vai esquentar daqui pra frente... aguarde!