terça-feira, 16 de outubro de 2007

Dúvidas Freqüentes


Fazer Cruzeiro é uma viagem monótona?
Depende do passageiro. São tantas as atividades dentro de um navio (piscinas, bares, restaurantes, teatro, boates, salões com música ao vivo para dançar, biblioteca, recreação para jovens e crianças, academia de ginástica, etc), para todos os gostos e idades, que dificilmente alguém conseguirá ficar parado. A maioria dos cruzeiros faz escala em vários portos, permitindo que o passageiro desembarque para conhecer os lugares visitados pelo navio.

Vou enjoar no navio?
Não é impossível, mas difícil em grandes e mais modernos navios. Se você costuma enjoar em outros transportes como automóvel, ônibus ou metrô, é possível que vá enjoar também no navio (nesse caso, sempre se pode recorrer a remédios). Mas isso é raro acontecer, principalmente em navios mais modernos, dotados de estabilizadores que reduzem os efeitos da ondulação do mar, embora condições meteorológicas adversas possam provocar ondas mais altas e, consequentemente, mais balanço, mesmo em navios equipados com estabilizadores.

É preciso dominar outros idiomas p/ me comunicar?
Nos cruzeiros pelo litoral brasileiro, não. Todos os navios que operam cruzeiros na costa brasileira e para turistas brasileiros possuem tripulantes que dominam o português. Nos cruzeiros pelo Brasil, muitos desses profissionais são brasileiros, havendo também portugueses, espanhóis e latino-americanos a bordo. Mesmo em alguns cruzeiros no exterior (como por exemplo a maioria dos oferecidos pela Carnival Cruise Lines e alguns da Royal Caribbean a partir da Flórida) pode-se encontrar alguém falando o português.Em navios e cruzeiros com público mais restrito (como por exemplo os promovidos por armadores alemães e japoneses - voltados normalmente para turistas desses países), no entanto, é menos provável que se encontre atendentes que, além de seus idiomas nativos e do inglês, falem português e espanhol.

Há divisão de classes dentro de um navio?
Muito raramente. Na quase totalidade dos navios de hoje, todos os passageiros, independente do tipo e valor da cabine comprada, desfrutam dos mesmos recursos e serviços oferecidos pelo navio. Uma excessão são os navios da Cunard Line, Queen Mary 2 e Queen Elizabeth 2, onde alguns restaurantes são restritos aos passageiros de determinadas categorias de cabines, sendo as demais áreas comuns, no entanto, abertas a todos os passageiros.

Qual a melhor época de acordo com cada destino?
Litoral Brasileiro: Jan / Fev / Mar / Abr / Nov / DezAmérica do Sul e Antártida: Jan / Fev / Out / Nov / DezAmérica Central / Caribe: Jan / Fev / Mar / Abr / Mai / DezAlaska, Canadá: Jun / Jul / Ago / SetMediterrâneo / Ilhas Gregas: Abr / Mai / Jun / Jul / Ago / Set / OutEuropa (Atlântico Norte ): Mai / Jun / Jul / AgoTravessia do Canal do Panamá: Jan / Fev / Mar / DezSudeste da Ásia: Jan / Fev / Mar / Out / Nov / DezPacífico Sul: Abr / Mai / Jun / Jul / Ago / SetÁfrica / Índico: Jan / Fev / Mar / Out / Nov / DezVolta ao Mundo: Jan / Fev / Mar / Abr / Dez.

Preciso reservar lugar nos restaurantes?
Normalmente, só para o jantar. Na maioria dos navios, ao embarcar, o passageiro é informado da mesa que ocupará - normalmente a mesma durante toda a viagem. Isso facilita a integração com o mâitre e garçons e garante a proximidade com os amigos, para quem viaja em grupo. Os jantares, especialmente nos grandes navios, são servidos em dois turnos (horários) diferentes, sendo o turno de preferência do passageiro escolhido no ato da reserva do cruzeiro, dependendo da disponibilidade.

Sobre bagagem de mão
Não leve por ex. uma mala de rodinhas. Não existe um tamanho exato para bagagem de mão, mas digamos que até para seu próprio conforto e eqto suas malas mesmo não chegam na cabine qdo vc entra no navio, pode-se usar por ex. as malinhas CVC mesmo.

Posso tomar banho de mar durante o cruzeiro?
Só durante as escalas. Alguns navios fazem escalas em locais com praias, como por exemplo Búzios, Arraial do Cabo, Porto Seguro, Angra dos Reis e Porto Belo, no litoral brasileiro, ou em ilhas do Caribe. O transporte entre o navio e a praia ou ilha normalmente é feito pelo "tender" (lancha transportada pelo navio e também utilizada como bote salva-vidas).

Quando enfrenta tempestade em alto mar assusta?
Relativo, os Navios modernos de hoje em dia, possuem N equipamentos de última geração o qual servem para contra-balancear e equilibrar o mesmo sem que os navegantes percebam, porém, é bem comum ao enfrentar uma tempestade ou chuva forte, que sinta um pouco o desconforto, depende muito das condições metereológicas e situações da maré, o ideal é não se preocupar e aproveitar os locais fechados com alguma programação / entretenimento e aproveitar sua viagem.

Aonde deixo meus pertences de valores?
Todo Navio, possui em sua cabine um cofre, onde poderá guardar seus pertences valiosos, como jóias, carteiras, celulares, dinheiro, enfim, o que achar melhor! Ao entrar na cabine o cofre já estará destravado, você quem programará a senha e poderá guardar tranquilamente seus pertences de valores, ao invés de levar junto durante o passeio que às vezes pode ser incômodo e desnecessário! Até podendo ficar tranquilo quando os camareiros entrarem em sua cabine para arrumá-la diariamente!

Qual a velocidade que um Navio atinge em alto mar?
Depende muito de cada Navio e seu devido porte. A maioria dos Navios variam de 18 a 28 nós, lembrando que a medida náutica é em nós e não em km/h, mas se fizermos a conversão, daria cada 1 nó, média de 1,8km/h (ou seja, quase o dobro), pode parecer pouco, mas como um Navio tem de 30 a 40 mil toneladas em alto mar perto dos seus 20 nós, é uma velocidade bem caprichada sim. Lembrando que em alto mar a sensação de velocidade parece ainda maior.

No sistema ALL INCLUSIVE tem direito a tudo mesmo?
No Cruzeiro onde é ALL INCLUSIVE se tem direito sim a todos tipos de bebidas (exceto alguns wiskys e cocktails específicos), mas desde água até cervejas, batidas, caipirinhas e outras bebidas exclusivas nominadas pelo Navio, é consumo ilimitado. Já às refeições é também tanto A La Carte como Self-Service (dependendo do horário e deck do restaurante), tudo a vontade e de muita qualidade! Realmente é uma opção muito boa, assim você e sua família curte a vontade sem se preocupar alguns bocados de dólares que se gastaria em um Cruzeiro comum quando as refeições e bebidas são pagas a parte.

Sobre os passeios extra-navio
Dentro do navio já existe um pacote próprio da CVC para qdo vc descer em terra e quiser fazer algum "tour" com eles. Porém é claro que vc não é obrigado a fechar o pacote com eles e fazer pessoalmente em terra normalmente. Entenda que o serviço de transporte do navio até a orla da praia (para casos que nao existam portos onde ancorar) é totalmente gratuito, entao veja, tem pessoas que fecham pacote com a cvc, paga-se sim dentro do navio em dolares o pacote e passa o dia neste passeio fechado digamos assim, ja se vc ir ate a orla apenas ou descer no porto do navio, vc fica a vontade para passear aonde quiser com um preço muito mais baixo e em R$ sim. Nada de dólar não, mesmo pq, o pessoal que fica já no aguardo destes turistas, ja oferecem um pacote bem legal, por ex. levar de van ate tal local de passeio, dar uma volta em tal ponto turistico, parar não sei onde, etc.. tudo por R$ 20,00 por pessoa, entende? entao fechar pacote direto da CVC dentro do navio, só se valer muito a pena ou as opções forem favoráveis, senão com certeza é dinheiro pesado que irá gastar para pouco aproveitamento. Ou então em nenhuma das hipoteses se quiser ficar dentro do navio ancorado mesmo e curtindo as 5 refeiçoes diarias e ainda bebida free, fique dentro do navio e pronto! tb é uma opçao! mas para conhecer locais que é mto bom, avalie antes o que se pode fazer particularmente por si só sim.

Estas questões foram coladas da comunidade do orkut Cruzeiro Zenith - OFICIAL CVC

Nenhum comentário: