terça-feira, 25 de setembro de 2007

Rede Globo em Crise? \o/

Muito tem se falado sobre a queda de audiência da Rede Globo de Televisão. Hoje, durante as manhãs, SBT, Record e Globo travam uma batalha de igual para igual, onde as três principais emissoras do país se alteram na liderança. Globo e SBT com seus infantis, e a Record com o festejado Hoje em Dia. E, nesse período, um fato curioso tem acontecido com demasiada freqüência: a toda poderosa tem ocupado a terceira posição no ranking.

A tarde a situação muda de figura. Apesar de sua sessão de reprises, o Vale a Pena Ver de Novo, já não conquista o sucesso de anos atrás, quando, durante as reprises de O Cravo e a Rosa, História de Amor, Por Amor e Anjo Mau, registrava audiência de novela das oito, com 40 pontos às 15h, Da Cor do Pecado segue na liderança, mas com 50% menos, na faixa dos 20 pontos. E isso, levando em conta que a trama foi um dos maiores sucessos das 19h em sua primeira exibição. Contudo, nessa faixa horária, as concorrentes já não fazem cócegas. SBT e Record é que travam uma disputa pelo segundo e terceiro lugar, e, as vezes, são ultrapassadas por redes menores.

Quando entra em cena Malhação, surge uma nova preocupação. O folhetim, que já conquistou índices de 40 pontos, está sofrendo para registrar 20. A história da última temporada não pegou, e, para ajudar, o elenco irregular, formado por rostinhos bonitos desprovidos de talento, já não surte o mesmo efeito. Por isso uma nova temporada está prestes a estrear antes do previsto.

Horário nobre, e surgem novas preocupações. A novela Eterna Magia entrará para a história da Globo como um dos maiores fiascos já exibidos. Na faixa das seis, a meta é de 35 pontos, e, o aceitável, 30. Contudo, a novela de Elizabeth Jhin dificilmente tem conseguido alcançar 25, ou seja, 10 pontos a menos. Em seguida, Sete Pecados "mancha" a trajetória de sucesso de Walcyr Carrasco, que antes era considerado o "rei das seis". A trama tem audiência mediana, e também chega a ficar dez pontos abaixo do desejado, que são 40 pontos.

Prejudicado pela baixa das 19h, o Jornal Nacional entra em cena cambaleante - não tanto quanto no período de Bang Bang, quando chegou a perder para a Rede Record, que exibia Prova de Amor. A novela das oito, antes desacreditada, hoje é um sucesso de pública e crítica, entretanto, nada comparável as anteriores, que batiam com freqüência na casa dos 50 pontos. Paraíso Tropical, em seus últimos capítulos, em alguns dias não tem chegado a 45 pontos, que é a meta para o horário.

A linha de shows segue tranqüila, ainda mais quando comparada há alguns anos atrás, quando penava nas mãos do SBT, que hoje, nesse período, nem faz cócegas - a Record sim tem incomodado. Só neste ano já contabiliza vitórias contra a Tela Quente, Futebol, Jornal da Globo e Programa do Jõ. Ainda assim, nada comparável a má fase vivida pela poderosa quando exibia programas como o Muvuca e Garotas do Programa.

Aos finais de semana a situação ainda é tranqüila, mas o sinal amarelo já foi acionado, com a queda de audiência do Domingão do Faustão, que, com quadros como o Dança dos Famosos e do Gelo chegava facilmente aos 40 pontos, e hoje já sofre uma perceptível queda. Além disso, a revista eletrônica Fantástico entrou em queda livre desde que o Domingo Espetacular da Record passou a antecipar os principais acontecimentos da semana e do final de semana, esvaziando a pauta do Show da Vida. O Fantástico, semana passada, registrou a inacreditável média de 23 pontos, e nem enfrentava um concorrente de peso como a primeira versão da Casa dos Artistas.

A crise, como se vê, não é nada preocupante, como a enfrentada pelo concorrente SBT. É sim motivo para manter os olhos abertos e contorná-la. O primeiro passo, é fortalecer as manhãs. O segundo, escolher melhor os folhetins das seis e sete, que, nos últimos anos, são substituídos por um fracasso atrás do outro. E esse, é o principal filão da emissora.

http://natelinha.uol.com.br/2007/09/24/not_7753.php

Uhhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu! É isso aí, cada passo por vez, primeiro acabar de uma vez por todas com o "SBsteira" e logo mais levar abaixo a majestade da "Emissora A".

\o/

Nenhum comentário: